ARQUIVO

ARQUIVO

quarta-feira, 17 de julho de 2013

CORDEL: Orelha de Elefante

Saiba porque a palma
“Orelha de Elefante” é Imune às Pragas

Por: Gonzaga Vieira

Meu amigo agropecuarista;
Permita eu me apresentar
-”Sou o Gonzaga Vieira
Um poeta popular
Sobre palma “orelha de elefante”
A minha poesia garante
Sobre o assunto tratar

Eu pretendo aqui, narrar.
Com meu tino e competência
Como em Tejuçuoca
Se resolveu a pendência
Sobre a palma forrageira
Contarei desta maneira
A cultura de subsistência

O prefeito deu anuência
Para os técnicos implantar
A “palma orelha de elefante”
E o desempenho melhorar
Pois a bacia leiteira
No vale já é primeira
Ninguém pode contestar!

Passo agora, a informar.
Como isso aconteceu
Em Guaranhuns o prefeito
Uma cultura conheceu
Pois a sua capacidade
Levou a sua cidade
E o plano concebeu

Contarei como se deu
A melhora do rebanho
Bode carneiro e gado
Multiplicaram em tamanho
Tudo isso é patente
Só um povo competente

Pode aumentar seu ganho

Eu conheço de antanho
Qualquer planta forrageira
Somente, em tempos escassos.
Era, cultura de primeira.
Agora, que foi testada.
Já esta aperfeiçoada
Por ser muito salvadeira

Se sua vaca é leiteira
Comer palma é o bastante
Tem uma cultura comum
De um nome interessante
Aqui em nosso nordeste
O criador mais investe
Na “orelha de elefante”

Essa seca foi gritante,
Dizimou da ovelha ao gado!
Porém, em Tejuçuoca
De prefeito ponderado
Teve audácia e juízo
Pois aqui, esse prejuízo;
Nunca foi o esperado!

Com o problema superado,
O rebanho vai à frente!...
A secretaria testou
E agora, novamente.
A “orelha de elefante”
Só dividendos, garante,
Como o maior nutriente!

Hoje, toda aquela gente.
Apóia “seu” Valmar Bernardo
É um doutor popular
Quê dá conta do recado
Nossa Tejuçuoca é mil!
No cenário do Brasil
É exemplo premiado!

Aqui deixo o meu recado
Estou chegando ao fim
Você sabe o que é?
Cochonilha de carmim...
É uma praga danosa
À palma não é prosa
Depois, eu conto “tudim”...

Científico, ou coisa assim.
O técnico, porém, garante.
Que a palma conhecida
Como “orelha de elefante”
Está imune ao inseto
Essa praga eu veto-
“cuidado é muito importante!”

Falei de bode e palma
Nesse cordel popular
Foram assuntos importantes
Mas, antes de terminar.
Retorno à minha maloca
E ao prefeito Valmar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário