ARQUIVO

ARQUIVO

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sertões de Canindé - ESTIAGEM

Situação da Seca Gera Reunião 

Na próxima sexta – feira, dia 28 do corrente mês, o deputado estadual Roberto Mesquita terá reunião com as lideranças locais acerca da problemática da seca e da escassez d’água em Canindé. O referido deputado é presidente da comissão de agropecuária de desenvolvimento regional e recursos hídricos, da assembléia legislativa do estado do Ceará. O evento terá como local o centro de treinamento do convento de Santo Antonio, aqui, na cidade de Canindé. O inicio será as 08h00min horas no mencionado local. A situação do abastecimento de água às comunidades urbanas e rurais é por demais agravantes, podendo, até gerar um colapso geral, já em outubro, período dos festejos do padroeiro da cidade.

LIDERANÇAS

Dentre as lideranças que cobram solução e não só paliativos, consta uma agricultora que diz: ¬ Pleiteamos uma ação pronta e imediata por parte do governo do estado, com o envolvimento da edilidade, em face de situação agravante e caótica. A referida agricultora cobra com veemência, porém, com o devido distanciamento do foco político-partidário. A grita é geral na cidade, já havendo ocorrido varias reuniões sem definições na resolução do problema referente ao precioso liquido ¬ Água é vida e não pode virar assunto de barganhas eleitorais.      

ITATIRA

A cidade serrana de Itatira sediará diversos eventos folclóricos. Quadrilhas juninas se apresentarão no populoso distrito de Lagoa do Mato e, brevemente, estaremos divulgando calendário dos folguedos juninos, em Itatira e ainda Paramoti e Caridade.     

quinta-feira, 6 de junho de 2013

EM CANINDÉ, FICÇÃO VIRA MENTIRA.


                                                                               Por: Gonzaga de Canindé.

Antes de me ater ao assunto que irei tratar, gostaria de público, dizer do respeito e da consideração que eu, devoto ao frei Joazinho Sanning, OFM, operoso e dinâmico sacerdote. Pois bem, por ocasião da 3ª Conferencia Municipal de Cultura de Canindé, ocorrida na data de hoje (6/6) tendo como local o centro de treinamento do Convento de Santo Antonio de Canindé. Durante tal evento, um dos oradores que compunha a mesa, tachou o poeta cordelista Gonzaga Vieira, de MENTIROSO. O tal destempero do historiador João Sanning, foi após ler o cordel intitulado Canindé, da Lenda à Realidade, trabalho de cunho ficcional. Ele achou por bem ou por mal, dizer que o autor faltou com a verdade.  Ora senhores, desde que o mundo é mundo, que os escritores usam da ficção para narrar feitos heroicos ou circunstanciais. O cordel em tela, conta a estória de um vaqueiro que achou uma pequena imagem no capinzal, levando-a para casa e acondicionando-a em uma mala. Eis que quando o vaqueiro retorna à mala para reaver o santo, o mesmo havia sumido misteriosamente! De imediato, ele retorna ao capinzal encontrando a mesma imagem do santinho no mesmo local de antes. Isso ele repetiu varias vezes, porém, o santo teimava em voltar. Depois de idas e vindas, o vaqueiro chegou a conclusão que o santo gostava daquele local. Daí ele construir uma capelinha naquele aprazível local. Senhores, o relato aqui está em prosa, mas quem quiser adquirir o trabalho em feição cordeliana, poderá adquiri-lo com o autor do trabalho. O padre tem razão? Não vá o historiador além da história. Em outras palavras, não se pode botar os carros diante dos bois! Fechando o assunto: ¬O padre em questão, continua gozando do meu apreço, e da minha subida consideração! Paz e Bem.


Assina: José Maria Gonzaga Vieira, poeta popular, cordelista.