ARQUIVO

ARQUIVO

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Em torno de uma autora...



Meu Deus! Que é que eu vou dizer depois que a apresentadora do livro escreveu que o mesmo é uma “Tapeçaria Poética...” (?) Levando-se em consideração a vocação artesanal do juazeirense, ouso afirmar que a autora fez “um rosário” contendo 250 contas, digo: estrofes de puro ouro, obra prima da ourivesaria local! Cada conta, pereniza o envolvente e palpitante saber histórico, com gosto de mel de engenho! Pesquisadora de escol, Rosário Lustosa foi mais além: ¬ “Dividiu a obra em tópicos ou ciclos” ¬ 1. “um dedo de verso”. 2. “O cariri cearense” 3. “Crato na Literatura de Cordel, 250 anos de Vila Real”. 3.1 “O começo”. 3.2. “O Crato virou cidade”. 3.3. “Fatos históricos”. 3.4. “Pessoas Ilustres”. 3.5. “Faz parte da tradição”. 3.6. “O Crato nunca esqueceu”. 3.7. “O Crato na atualidade”. 3.8. ”Geopark Araripe”.

Ainda, hinários, prefeitos do Crato desde 21 de Junho de 1764. Talvez, haja passado algo da minha parca percepção, além do “pertencimento”, pelo qual a autora se apodera do Crato!

Assinalo, porém, que esse livro é um verdadeiro “castelo” da inventiva cordeliana, reunindo amor, devotamento, apreço e compromisso com a história do Crato e de toda a região do cariri cearense!...

Rosário tem em V.S. uma mestra do mais fino lavor poético!

Gonzaga Vieira – Poeta popular, cordelista.
Canindé- Ceará.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário