ARQUIVO

ARQUIVO

domingo, 24 de março de 2013

MUNICÍPIO DE ITATIRA



HISTÓRICO SOBRE O MUNICÍPIO DE ITATIRA

Itatira foi desmembrado do município de Quixeramobim, através do decreto lei Nº 1153 de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. A eleição ocorreu no dia 3 de outubro de1954, sendo eleito Jose Pessoa de Carvalho, que tomou posse no dia 25 de Março de 1955.
A população do distrito de Itatira, no censo demográfico de 1950 era de 3.637 habitantes. Em 1.955 a prefeitura fez um levantamento e constatou um crescimento da população para 8.912.
Sua área é de 544 km2. Altitude 450 metros. Clima oscila entre 18 e 34 graus centigrados.
Representantes do município na época: Deputado Barros dos Santos e Deputado Mariano Martins, que foram os criadores do município, a pedido de Pedro Xavier Macambira da ala de Barros do Santos e Luiz Meneses Pimentel através do deputado Mariano Martins, que representava Quixeramobim.
ELEIÇÔES
Apurados 1070 votos onde couberam ao partido (PSD) 480 votos e ao vereador 
Manuel Messias Costa 147 Votos.
Importante, vereador naquele tempo não recebia subsídio nenhum, isto é, prestava serviço gratuito.
1ª Câmara Municipal de Itatira;
Luiz de Meneses Pimentel - Presidente
Manuel Messias Costa - Secretário
Afonso de Alencar Guerra
Antonio Lisboa de Oliveira
Francisco Audisio Soares                                                            
Ivan Queiroz e Silva
Raimundo Mendes de Paula


ATUALIDADE

CONVIVÊNCIA COM A SECA

Ações em Itatira

Além do setor educacional e de saúde, o prefeito Antonio Almir Bié da silva (No seu 3º mandato), está envidando esforços no sentido de prover o município de água potável, seja através de carros-pipas, instalando poços providos de dessalinizadores em várias localidades distritais como no distrito de Bandeira, onde durante a festa do padroeiro Antonio Almir prometeu em breve, tal implemento. A quadra invernosa é ainda incerta no município, o que faz com que o prefeito se desdobre reivindicando junto às autoridades estaduais melhorias de fato nesse tocante.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário