ARQUIVO

ARQUIVO

domingo, 2 de setembro de 2012

OPINIÃO


O Conservadorismo na Política Canindeense
                                                                                        Por: Gonzaga Vieira *

                     O Aurélio, Aurélio aqui, poderia ser o Aurélio bodegueiro, o Aurélio pseudo-intelectual que deita falação a partir da leitura da “orelha” ou da aba de um livro, mas não...
                      Aqui é o Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Filólogo e dicionarista que do alto de sua erudição; tasca: “Conservador (ô) Adjetivo 1. Que conserva. 2. Diz-se daquele que em política é favorável à conservação da situação vigente, opondo-se às reformas radicais. S.M. 3. O encarregado da conservação de arquivo, museu, biblioteca, etc. 4. Aquele que é conservador. (2). Conservantismo/Conservadorismo”.
                       Folgo em dizer ao estimado leitor, que o titulo encimado é pertinente ao “ser político” canindeense e tem sua razão de ser. Senão vejamos: Quem adentrar ao paço municipal depara-se à com uma galeria de “Vultos Históricos”, cidadãos circunspectos de bastos bigodes; que geriram os destinos de nossa cidade.
                        Toda essa dignidade e discrição traziam alguns. O concurso da pena ou da chibata! Esses intendentes ou Prefeitos cultivavam em suas relações a rendosa indústria do compadrio: Cordialidade ou proteção injusta, além dos “paióis” ou dispensas abarrotadas de milho e feijão...  O patrão chamava o morador e dizia:
¬ “Miguel! Você vai votar no compadre Zé Pereira do Ó... Uma muda gesticulação era a resposta afirmativa, o sim!”.
                         A historiografia canindeense tem duas facetas: Ou Doura a pílula dos troncos familiares ou produz grandes hiatos. Um ou outro que tentou quebrar esses grilhões caiu no índex da oligarquia reinante. Atualmente três candidatos postulam o supremo cargo de prefeito. A despeito da ideologia das agremiações a que pertencem, o conservadorismo das propostas os igualam.


* Formador de opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário